Um de nossos clientes chama a BI de "a cereja do bolo de TI". Caso você se pareça com alguns dos executivos com quem falamos, sua empresa está enfrentando as limitações impostas pelas ferramentas de geração de relatórios empresariais padrão, como planilhas, bancos de dados e relatórios "enlatados". E você está curioso quanto aos ganhos estratégicos que, segundo ouviu falar, a BI pode fornecer.
O que a BI pode fazer por sua empresa? Para responder a essa questão, você precisa saber quais são seus recursos e limitações de geração de relatórios atuais, o que você espera de seus negócios no futuro e quais os recursos de BI que darão suporte a suas necessidades atuais e futuras.
Por isso, examine as quatro etapas de desenvolvimento de BI descritas abaixo e descubra qual delas descreve melhor sua empresa.
Primeira etapa: BI Ad-Hoc
Pode-se dizer com segurança que todas as PMEs começam da mesma forma, sem recursos de BI a relatar. Os colaboradores são poucos e os sistemas de informação "orgânicos" funcionam bem. O foco da primeira etapa está nos aspectos cruciais de iniciar uma empresa: vendas, estoque, controle e operações. E esse foco permanece até que as necessidades exijam relatórios mais detalhados.
Processos e recursos de BI
- O empreendedorismo toma conta dos colaboradores, os relatórios se concentram no que é necessário para fechar a próxima venda e criar portfólios de produtos e serviços.
- Às vezes as pessoas conduzem projetos ad-hoc para coletar dados operacionais, normalmente sobre vendas, estoque ou finanças básicas.
- A maioria das informações precisa ser coletada; poucas estão disponíveis sob demanda.
- A maioria dos relatórios (ou todos) quer descobrir "o que aconteceu".
Ferramentas básicas usadas
- Planilhas
- Pacotes do Office
- Bancos de dados para desktop
- Soluções "pontuais" para estoque e finanças
- Problemas de crescimento
Relatórios simples não fornecem insights suficientes sobre métricas básicas.
Dados insuficientes impossibilitam análise profunda de métricas corporativas.
Dificuldade de definir e identificar os principais catalisadores de negócios e métricas de desempenho.
Impossibilidade de tomar decisões em tempo real.
Falta de "uma única versão da verdade" em razão da ausência de integração de dados.
Segunda etapa: BI formalizada
Planilhas e outras ferramentas ad-hoc têm atualização demorada e são difíceis de manusear. As operações se tornam mais sofisticadas e os gerentes precisam tomar decisões imediatas, com base em dados financeiros que não estão disponíveis sob demanda ou não fornecem o detalhamento que o insight requer. Essa é a gota d'água que leva o desenvolvimento para a Terceira etapa.
Resumo de recursos e processos de BI
Individualmente ou em pequenos grupos, os colaboradores coletam e usam dados como base para tomar decisões táticas; definem e fornecem relatórios padronizados de forma consistente e no prazo combinado.
As equipes operacionais e de finanças geralmente conduzem as primeiras iniciativas de formalização de BI.
Agora, a função da BI está definida para incluir não só "o que está acontecendo" mas também "o que aconteceu".
Ferramentas básicas usadas
Nicho de pacotes de software para finanças, estoque e planilhas.
Sistemas "setorizados" de software de geração de relatórios, com agregação manual, que alcançam visualização sistemática.
Podem incluir soluções departamentais de BI, como SAP Crystal Reports e SAP Crystal Reports Server.
Problemas de crescimento
Os colaboradores perdem muito tempo coletando dados, criando/revisando relatórios.
Problemas resultantes de inconsistência, incorreção ou falta de dados (provenientes de coleta/integração manual de dados).
Diferenças entre metas por departamento e setor e de métricas de desempenho.
Fragilidade ou falta de alinhamento entre metas de BI e metas corporativas mais amplas.
A empresa sediada na Índia, Devi Polymers, encontrava-se na Primeira etapa, usando sistemas de gestão de finanças e produção não integrados. A administração reconheceu que isso era um desafio ao potencial de crescimento da empresa. A empresa de US$ 64 milhões precisava aprimorar o desempenho corporativo e a qualidade dos produtos.
A Devi decidiu integrar finanças, produção e planejamento corporativo usando o SAP Business All-in-One. Isso reuniu os sistemas da empresa em uma plataforma integrada e forneceu-lhe uma única versão da verdade em relação aos dados-chave de desempenho.
O resultado: o desempenho corporativo aumentou em todas as áreas, possibilitando à administração atuar com diversos insights empresariais essenciais. A satisfação dos clientes aumentou 15%, os custos de estoque caíram 30% e houve uma diminuição de 20% no índice de reprovação, pelo controle de qualidade, de produtos acabados.
Terceira etapa: BI estratégica
A concorrência intensa e o rápido crescimento conduzem uma empresa competente para a Terceira etapa. Este é o momento em que os executivos reconhecem a necessidade e juntam forças para definir uma iniciativa de BI estratégica. Esse esforço orienta os sistemas e processos de BI e estimula a adoção top-down em toda a organização.
Recursos e processos de Business Intelligence
As métricas de desempenho de toda a empresa são formalmente definidas, comparadas e analisadas regularmente.
Estreia de dashboards informativos e sistemas de geração de relatórios automatizados, atualizados por analistas dedicados exclusivamente a esse fim.
Os executivos de toda a empresa acessam relatórios e métricas para aprimorar a excelência operacional; responsabilização baseada no domínio da BI.
Amplia-se a definição de BI para incluir "o que acontecerá", além de "o que aconteceu" e "o que está acontecendo agora".
Ferramentas básicas usadas
Conjuntos personalizados de software de BI e integrados às principais plataformas de dados e de sistemas ERP, CRM e SCM.
Relatórios finais elaborados com informações de planilhas e totalizações manuais.
Problemas de crescimento
Incapacidade de replicar o sucesso em todas as áreas de concentração da empresa.
O sistema existente não oferece suporte às atuais necessidades de crescimento e de geração de relatórios.
O sistema existente não é integrado e precisa oferecer suporte a diversos sistemas dispersos.
Há redundância de bancos de dados com sobreposição de informações em mais de um local.
É necessário incluir mais usuários e isso não pode ser feito em decorrência das limitações do sistema atual.
Quarta etapa: Uma cultura de gestão de desempenho
Cada degrau da escala evolutiva de BI geralmente leva as empresas a alcançar melhorias fundamentais em seus negócios. Há uma reação natural nisso. Os gestores desejam mais.
Uma vez que a função de BI de uma empresa seja conduzida por executivos, as iniciativas estratégicas da Terceira etapa geram novas eficiências e vantagens competitivas mais importantes. Em empresas mais experientes, isso motiva os executivos a tornar a BI o mais abrangente possível e a integrá-la à cultura da empresa.
Esta é a Quarta etapa, onde a BI se torna uma prática holística conhecida como "gestão de desempenho". Atualmente, a maioria das PMEs não está na Quarta etapa. Mas isso não quer dizer que se trata de uma etapa de domínio exclusivo a gigantes globais. Usando as ferramentas e tecnologias da SAP, uma cultura de gestão de desenvolvimento pode ter êxito em qualquer empresa de sucesso.
Recursos e processos de Business Intelligence
Sistemas de BI e de gestão de desempenho fazem parte da cultura da empresa, continuamente integrados a um vasto cenário de processos empresariais.
Os sistemas oferecem agilidade para antecipação e adaptação a eventos de curto prazo e tendências emergentes
Colaboradores de todos os níveis hierárquicos podem usar a BI sob demanda como base para processos decisórios em tempo real.
A definição de BI passa a incluir "encontrar oportunidades que podemos aproveitar", além de "o que aconteceu", "o que está acontecendo agora" e "o que acontecerá".
Ferramentas básicas usadas
Suítes de BI integradas com acesso baseado em função para vários colaboradores.
Data warehouses, sistemas de gestão de dados, etc.
Problemas de crescimento
Manter a inovação contínua por meio do controle de todas as possibilidades fornecidas pela cultura empresarial orientada à BI e por seus sistemas.
Manter a integridade dos dados mesmo com o aumento exponencial do volume de informações.
Definir métodos empresariais para impedir a sobrecarga de informações.
Aumentar sua I.Q. (Intelligence Query) de BI
Conhecendo a posição de sua empresa na escala evolutiva de BI, você se conscientiza de onde deve investir para obter o ROI mais rápido. Para muitas empresas, as áreas que demandam melhorias são os sistemas financeiros essenciais e aqueles que atualizam tabelas sobre produtos ou serviços.
Muitos e valiosos recursos de BI se tornam disponíveis com a etapa crucial de controlar esses sistemas com uma única versão da verdade. A unificação de sistemas e processos essenciais possibilita a inovação de BI. Em algumas empresas mais experientes em BI, isso aumenta a rentabilidade, a competitividade e o valor geral da marca
Nenhum comentário:
Postar um comentário