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terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Mobile payment e banking

Cada vez mais comu no dia-a-dia das pessoas, o celular surge também como ferramenta de pagamento no Brasil. As empresas de telefonia móvel, bancos, corretoras, operadoras de cartão e companhias do setor de tecnologia vêm investindo nesse tipo de serviço, com diversos projetos pilotos e outros já comerciais e bem sucedidos.
O  aumento da demanda deve-se à praticidade em se pagar por um dispositivo móvel. Com isso, cresce a quantidade de serviços e estabelecimentos comerciais que aceitam o pagamento pelo celular.
Atualmente, no Brasil já é possível utilizá0lo para pagametno de táxi, recarga de celular, delivery, compra de passagens, farmácias, redes de fast food e compras online.  

Mobile payment é o uso de um dispositivo móvel (como celulares, smartphones e PDA’s) para realizar um pagamento decorrente de compra e venda de produtos ou serviços. Existem hoje no Brasil dois modos de estruturar a operação.

O primeiro é via operadora de telefonia. Ele é totalmente desvinculado do mercado de cartões, sendo opção àqueles que não compram ou vendem usando cartão. Nesse caso, os envolvidos são apenas o cliente, o lojista e a operadora de telefonia. O vendedor precisa comprar um chip específico para esse serviço em uma operadora de telefonia, e o comprador precisa ter o chip de seu celular habilitado para o serviço na mesma operadora. O vendedor insere no seu celular os dados da compra, que são enviados por SMS para o celular do comprador, que, então, insere a senha e autoriza a transação. O valor da compra pode ser debitado em crédito previamente inserido no aparelho ou cobrado na conta telefônica.

Outro modo é via bandeira/banco, no qual a operação é atrelada ao mercado de cartões. O comprador precisa ter cadastrado seu número de celular em uma conta bancária que possua cartão de crédito e débito. O vendedor (previamente cadastrado para operar o serviço) envia os dados do comprador via internet, celular ou POS, e o comprador recebe SMS para autorizar a transação com sua senha. O valor da compra é debitado da conta do comprador ou cobrado na fatura do cartão de crédito.

Os serviços de mobile banking são disponibilizados pelas principais instituições financeiras brasileiras. Estima-se que mais de meio milhão de pessoas façam uso desta inovação para consulta de saldos e extratos, transferências bancárias, aplicações financeiras e aquisição de produtos e serviços bancários.

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