Quando falamos em ter uma E-commerce não raras às vezes o
item meios de pagamento é o último a ser pensado. Esse assunto é tão ou mais
importante para o E-Commerce do que vários outras áreas operacionais na gestão
do E-commerce.
A escolha dos meios de pagamento não se trata somente das
opções de pagamentos que você oferecerá em sua loja virtual. Isso por si só já
aumentaria suas vendas, mas ela é principalmente uma decisão de gestão no
entendimento do processo de vendas e conhecimento do cliente.
Gateway de Pagamento: Primeiramente, a escolha do sistema de
pagamento é fator estratégico para o sucesso do seu negócio. Escolher uma
plataforma completa que dá flexibilidade suficiente para maximizar o seu
negócio especificamente é a porta de entrada para uma boa gestão de todo o
processo de pagamento. Outras perguntas que você deve fazer é se esse gatewat
processa pagamento com as mais novas tecnologias e melhores práticas, se ele é
PCI compliant (segurança de dados), se tem uma plataforma de conciliação de
recebíveis que suporte suas necessidades, se tem suporte em português e mais
tantas variáveis que só serão
descobertas quando você precisar de ajuda durante um problema.
Capacidade de transação e SLA: independente do tamanho da
sua loja virtual, ter sempre a plataforma de pagamentos disponível é de suma
importância. Então, nesse momento é preciso identificar quantas transações o
gateway e capaz de realizar por segundo e também qual o nível de acordo de
serviço (SLA) dele. No final das contas, se a sua solução de pagamentos estiver
fora do ar, você não está vendendo.
Custos: Nesse momento, é preciso colocar alguns número na
ponta do lápis. A primeira pergunta a fazer é se você sabe qual é o custo atual
de processar uma transação de pagamento. Ele não envolve apenas a conexão com
seu adquirente e a taxa de administração do mesmo, ele envolve a manutenção dos
seus sistemas, servidores, firewalls etc. Além do custo fixo da sua
infraestrutura, existem vários custos operacionais na viagem de uma transação
do momento de compra até dinheiro na conta
e tudo conciliado na sua contabilidade. Todos esses custos podem ser
muito reduzidos e otimizados com o uso de empresas especializadas em processar
pagamentos. Elas normalmente só cobram pelo serviço prestado, ou seja, pelas
transações processadas; e algumas delas não cobram sequer o setup.
Gestão de risco e outros serviços: Valor agregado. Essa é a
palavra de ordem. Quanto mais valor agregado o seu parceiro de soluções de
pagamentos lhe proporciona, mais você consegue extrair e otimizar de seus
processos. Não deixe de perguntar se a plataforma conta com algum sistema de
antifraude; ou se existem alarmes de cartões em blacklist; sistemas que
conseguem capturar um charge back antes mesmo que sua fatura seja paga. Esses são
itens que tornarão sua empresa capaz de brigar de igual para igual com qualquer
competidor.
Pense sempre em pagamentos num nível estratégico
é a chave para maximizar as suas vendas e minimizar os seus custos operacionais
.
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