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quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Gestão da Cadeia de Suprimentos - Conceitos, tendências e ideias para melhoria Parte II

Passamos, por fim, para as fórmulas e cálculos complicados que um software especializado (ERP) se encarregará de girir no dia-a-dia.

No exemplo de nosso equipamento enviado por via marítima existe outro problema: o de transbordo. Essas plataformas são usadas apenas para receber produtos e redirecioná-los. Há momentos em que ocorrerão gargalos (e outros momentos em que haverá falta de produtos) nesses centros de distribuição. Este é o problema do equilíbrio dos fluxos.
Esse balanço garante que todo o fluxo que entra é igual ao que sai. Estas plataformas não produzim e não consomem produtos, apenas encaminham. No entanto, é possível utilizar este ponto de redistribuição como um produtor se, por exemplo, ele embala o produto, aplica um rótulo ou termina uma etapa de montagem.

Melhorias por partes

Seu produto passa por muitas etapas antes de chegar ao consumidor final. Uma gestão eficaz da cadeia de suprimentos pode judar a pôr em prática um processo contínuo e suave, desde a pré-produção até o consumo, passando pela distribuição.

A gestão eficaz da cadeia de suprimentos pode melhorar seus negócios
Em termos simples, a gestão da cadeia de suprimentos envolve a coordenação de todas as atividades ligadas ao processamento dos pedidos dos clientes, desde a pré-produção até a entrega.

Durante este processo,as partes que compõem o produto trocarão de mãos diversas vezes, dos fornecedores até a fabricação, da estocagem à expedição, até chegar à entrega e ao consumo. Assim, dentro de uma pequena empresa que faz parte de uma grande cadeia, como se preocupara com todo esse processo, e ainda melhorá-lo?

Modelo de cadeia de suprimentos
Todo modelo de gestão de cadeia de suprimentos deve incluir maneiras de melhorar a eficiência - o ganho de rendimento - das atividades seguintes:

Previsão
  • planejamento do equilíbrio entre oferta e demanda;
  • Localização de fornecedores de matéria-prima;
  • Fabricação do produto; 
  • Armazenagem do produto; 
  • Devolução do produto pelo cliente, caso necessário;
  • Feedback através do serviço de atendimento ao cliente e melhoria do processo, onde necessário;
Lembre-se que se você obtém informações e números sobre os processos, é mais fácil gerenciá-lo. No entanto, é bom ter certeza de que os números refletem a realidade, para que as decisões da gerencia sejam tomadas em função de conhecimento real do processo.Além disso, com histórico em mãos, fica menos complexo identificar pontos frágeis, como dependência de único fornecedor ou de um mercado.

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