Você sabe se deixou de vender por não ter o melhor preço? Quantas vezes seus concorrentes alteraram o preço hoje? Você está com os melhores preços agora?
Estas três perguntas refletem a dinâmica atual do e-commerce brasileiro, cuja competição é tamanha que leva algumas lojas a alteraram preços de deteminados produtos até oito vezes por dia. Acompanhar este processo e ter a segurança de possuir todas as informações atualizadas para tomar a melhor decisão de pricing passou a tirar o sono dos gerentes de e-commerce.
É preciso salientar que melhor preço não signigica menor preço, portanto o desafio aqui é descobrir o preço ótimo, que é aquele que permite não queimar margem por estar muito baixo, nem perder venda por estar muito alto. Mas como fazer isso?
Vejamos um cenário comum: uma loja tem mil produtos e considera que tenha 08 concorrentes relevantes, portanto são 08 milpáginas de produtos que devem ser visitadas para se obter o preço dos concorrentes. Se para visitar 01 página leva-se 45 segundos, demora-se, portanto, 100 horas para percorrer todos os produtos em todas as lojas. E ao terminar este processo desumano, os preços podem já estar desatualizados!
No entanto, já é possivel utilizar ferramentas especializadas que forneçam essas informações automaticamente, atualizadas, monitorando preço e disponibilidade de qualquer produto em qualquer loja, em tempo real. E muito mais do que um relatório, é importante que ela ofereça uma análise do posicionamento da sua loja em relação aos concorrentes.
A dinâmica é tão grande, e a atualização de preços tão nervosa, que você não pode ficar passivo, portanto as informações mais importantes devem ir até você.
Para isso, é preciso decretar o fim da assimetria de informações no e-commerce brasileiro! Ou seja, é necessário implantar conceitos como o de price intelligence, que fornece acesso rápido, prático e confiável a todas as informações corretas e atualizadas. Isso já é um pré-requisito para qualquer e-commerce manter-se competivo.
Uma ferramenta de monitoramento de preço tem como objetivo permitir que a sua gestão esteja atenta e bem informada do que o seu competidor está fazendo. Dessa forma, é possível fazer e alterar planejamentos antes dos competidores, garantindo que o seu cliente encontre o produto desejado com o melhor preço na sua loja online.
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- Rodolfo de Lucena
- São Paulo, SP/SP, Brazil
- 12 anos de experiência profissional na área comercial em vendas consultivas. Uso da metodologia de vendas – Solution Selling (Necessidade Latente, Necessidade Ativa e Visão da solução) Forte atuação na abertura de novos negócios, elaboração e defesa de propostas comerciais e técnicas (tanto serviços com software
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