Dê uma olhada nas reuniões executivas das empresas que migraram das planilhas para os dashboards. Mais conteúdo, em menos tempo. Problemas complicados resolvidos com mais facilidade. Menos pessoas dizendo: "Depois me fale sobre esse assunto". Em comparação com as planilhas, os dashboards podem ajudá-lo a fornecer:
- Uma visão mais intuitiva para identificação mais rápida de tendências e variações;
- Conectividade em tempo real com os dados armazenados em várias fontes
- Linhagem de dados mostrando a origem e as transformações aplicadas
- Limites e alertas emitidos em situações adversas (como metas e previsões de vendas não atingidas, execesso de despesas)
- Navegação orientada desde os KPIs importantes até as causas subjacentes de tendências e variações
Talvez você queira introduzir recursos mais abrangentes de BI. Então, se o seu negócio está apenas começando a usar ou já usou dashdoards, a Microsoft pode ajudá-lo a dar o próximo passo.
Planeje a evolução dos dashboards
A evolução típica do uso de dashboards nas empresas começa com KPIs na esfera dos executivos e depois evolui para as iniciativas departamentais.
O objetivo é medir os pontos fortes do negócio e fornecer um mecanismo de feedback que possibilite fazer mudanças nas operações com base na transmissão de dados. Em suma: se você olhar um dashbord, conseguirá rapidamente fazer uma análise e fazer suas escolhas?
Reunimos as mais recentes e populares iniciativas de dashboard, com exemplos dos tipos de análise que podem ser usadas para melhorar suas operações departamentais e empresariais.
Fluxo de caixa e rentabilidade
Há várias maneiras de medir o fluxo de caixa e, em cada empresa, as medidas importantes serão diferentes. Eis algumas métricas comuns que podem ser usuadas:
- Fluxo de caixa operacional;
- Dias com dinheiro em caixa;
- Dias com crédto pendentes;
- Ciclos operacional;
- Margem de lucro bruto;
- Margem de lucro operacional;
- Porcentagem de lucro líquido;
- Retorno sobre os ativos;
- Coeficiente de endividamento.
Eficiência operacional
Até pouco tempo, as métricas de eficiência operacional eram usadas por setores ligados à produção. Os dashboards modernos estão mudando esse cenário, pois praticamente todos os negócios beneficiam-se de métricas de eficiência quando existem dados disponíveis. As medições específicas escolhidas dependerão de seu negócio, mas existem algumas ideias sobre medidas em potencial.
- Eficiência de produção ou serviço;
- Uso de matéria-prima;
- Índices de refugos;
- Horas de mão-de-obra e capacidade da equipe;
- Uso de serviços públicos
- Custos de transporte;
- Giro e status de estoque.
Ter visibilidade do processo de vendas é o principal motivo para adotar esse tipo de dashboard. Os executivos querem conhecer o pipeline de vendas, a produtividade do vendedor e outras métricas do departamento que possam ajudá-los a prever se alcançarão ou não as metas de receita. Caso não consigam, terão insights suficientes para tomar ações prudentes.
Porém, custos de vendas e esforços de marketing são importantes quanto os resultados gerados. Os KPIs dos dashboards de vendas e marketing incluem:
- Vendas por revisão, departamento ou pessoa;
- Custos de venda;
- Pedidos pendentes;
- Retorno dos custos de marketing;
- Orçamento de marketing;
- Desempenho do marketing X metas;
Satisfação do cliente
Outra importante categoria a ser medida é a satisfação dos clientes. Contudo, identificar um instrumento para esse fim é mais difícil. O tempo gasto discutindo operações e identificando meios de medir satisfação ou insatisfação de clientes pode gerar bons resultados quando você está tentando expandir seus negócios. As medidas para essa área podem ser:
- Medidas de satisfação;
- Estatísticas de suprimento de ordens do cliente;
- Falta de estoque;
- Reclamações de clientes;
- Soluções de reclamações por período
Relacionamos abaixo os cinco principais fatores que contribuem para estabelecer a diferença entre resultados medianos e extraordinários.
- Definir cuidadosamente os KPIs fazer implementações conforme a necessidade. Medidas de KPIs eficazes resultam em ações e melhoria, em vez de simplesmente monitorar o desempenho. Ao adotarem apenas alguma métricas no início do processo, as organizações têm a possibilidade de alcançar sucesso inicial e, depois, implementar elementos estratégicos e componentes mais complexos nas fases seguintes.
- Suporte executivo. Iniciativas de dashboard demandam o compromisso de pelo menos um executivo sênior que entenda os desafios do negócio e tenha autoridade para garantir que o projeto disponha das adesões e dos recursos necessários. Os executivos seniores devem permanecer envolvidos para dar continuidade à iniciativa. Muitas vezes os projetos de dashboard começam muito bem, mas depois acabam desviando o foco para outras prioridades e as pessoas envolvidas perdem o interesse. Sem o apoio constante dos executivos, os projetos de dasboards correm o risco de se tornarem obsoletos.
- Simplicidade. Os dashboards devem ser fáceis de implementar; compreendidos pelos colaboradores, e usar e fornecer informações que se convertam em ações aliadas a KPIs operacionais, financeiros e específicos à empresa.
- Definir um orçamento adequado. Como qualquer iniciativa a TI, existem vários aspectos que contribuem para os projetos de dashbords estourarem o orçamento. Muitas vezes, não só o custo do software extrapola, mas também os valores envolvidos na personalização e implementação, principalmente nas empresas que os usam pela primeira vez.
- Usar o softwaew certo. Às vezes, quando as organizações optam por uma iniciativa de dashbords, os executivos se concentram no software existente. Cuidado comprador: há milhares de forncedores de dashboard, mas apens alguns são indicados para seu negócio. O mais correto é os dashboards serem extraídos de uma fonte de informação centralizada, que integra todas as principais áreas da empresa.
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