- Definir seus produtos, criar uma marca e um posicionamento de mercado, conhecer seu público alvo, saber quem são seus concorrentes e contar com bons fornecedores.
- Desenvolver um planejamento de negócio consistente e especializado levando em consideração as informações do item 1 e desmembrando-as, a ponto de saber tudo o que é necessário para a concepção deste plano, que tem como objetivo definir o negócio, como por exemplo: margem de lucro, impostos, custos da operação, custos de marketing, fluxos operacionais, tecnologias necessárias, administrativo, logística e armazenagem, etc.
- "Tirar o plano do papel" e implementar cada um dos fundamentais itens citados abaixo, que normalmente são desenvolvidos com fornecedores cautelosamente escolhidos, de acordo com a necessidade de seu negócio identificada no plano de negócios:
É essencial ter um bom planejamento de Marketing, e este deve ser o principal invesitmento, mas cuidado, é muito fácil investir errado e perder muito dinheiro aqui! Os canais de comunicação devem ser cuidadosamente escolhidos e a abordagem muito bem executada.
Lembre-se que todas as ações devem ser mensuradas e o ROI (retorno sobre o investimento) deve ser
cuidadosamente analisado periodicamente para assegurar que está fazendo a coisa certa. Tuso na internet pode e deve ser mensurável.
Tecnologia (WMS, ERP e Plataforma)
São recursos tecnológicos que devem ser escolhidos corretamente para suprirem a demanda do seu negócio e realmente converter as vendas.
O WMS (wharehouse management system) é o sistema que vai auxiliar na organização do seu estoque.
O ERP é o sistema que vai gerenciar o seu negócio (Gestão de produtos, banco de dadoa dos clientes e pedidos, controle de estoque, contábil e logística e expedição).
A plataforma é a "Linha de frente" do seu e-commerce, onde aoconte quase toda a integação com os clientes.
Armazenagem e Logística
É necessário possuir um bom lugar e muito bem organizado para a armazenagem da mercadoria a ser vendida, além de necessitar uma boa capacitação de funcionário para gerir toda a operação, como exemplo o processo de picking, packing e posting. Também é preciso ter ou contratar toda a logística de entrega dos produtos. Tudo isso a fim de obter eficiência e agilidade operacional com entrega rápida para os clientes.
Adminitrativo e financeiro
Como qualquer empresa, é necessário uma área que faça toda a gestão administrativa e contábil, porem no e-commerce, existe algumas peculiaridades, como acompanhamento do Antifraude, processos de estorno, entre outros.
E por fim, a Gestão.
Consiste basicamente em assegurar que todos os processos estão ocorrendo da forma correta e mais eficiente, através de ferramentas de mensuração (para medir principalmente ROI), estabelecimento de indicadores de sucesso para identficar gargalos e estabelecer metas.
O que achou?Fácil?Isso não é nada! se entrarmos no detalhes de cada um destes itens daria para escrever alguns livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário