Para quem tem comércio, um dos fatores mais importantes para atrair clientes e otimizar os negócios é investir na tecnologia para frente de loja. Se por um lado já é comum a utilização de computadores e mesmo softwares de gerencimento, o próximo passo é integrar isso com a crescente adoção de dispositivos móveis como smartphone, com capacidade para conexão com a internet e mesmo efetuar pagamentos.
Há um grande desafio em incorporar essas novidades no comércio, pois envolve a adaptação da estrutura e funcionários no local . Por isso, algumas empresas procuram consultorias e treianamento para se adaptarem a esta nova realidade de maneira mais adequada e objetiva.
Por exemplo: utilizando aplicativos de localização como Foursquare ou mesmo o Places no Facebook, o cliente pode efetuar o chamado "check-in" para colocar nas redes sociais o local onde está no momento. "Identificamos que o cliente entrou na loja e podemos comunicar, durante todo esse tempo, sobre produtos e promoções que sejam do interesse dele através do cruzamento com seu cartão fidelidade" o gerente de comércio poderia ainda utilizar essas informações para personalizar uma promoção ou mesmo detereminar qual funcionário precisa estar em determinada posição no estabelecimento.
Integramos toda a inteligência do varejo ao ponto de venda, assegurando que as informações só estarão disponíveis caso o consumidor permita.
Casos de implementação de tecnologia móvel já existem. É comum ver restaurantes e lanchonetes com garçons utilizando PDAs para anotar pedidos, ganhando agilidade e reduzindo erros, aumentando assim a margem de lucro com menos desperdício. Ou mesmo a utilização do RFID, que permite reduzir drasticamente o roubp por parte dos funcionários, uma grande preocupação dos varejistas. Imagene chegar com as compras no caixa e somente entregar o crtão, pagar e sair , sem a necessidade de perder tempo lendo o código de barras de cada um dos produtos,
Outro exemplo: Acho um absurdo entrar numa loja dessas e ter mais informação do que o vendedor simplemente porque tenho um celular com acesso à internerte pesquiso tudo de dentro do próprio estabelecimento, isso traz um problema também por conta da complexidade desse tipo de produto, que exige mais conhecimento de quem o vende. Se o vendedor tivesse um smartphone, PDA ou Ipad, ele teria muito mais informações corretas e acesso a um sistema que recomendaria o cross-selling para os produtos.
O varejo brasileiro é formado por poucos e grandes grupos, além de uma ampla gama de pequenos varejistas espalahdos pelo país. Estes fizeram a automação do ponto de venda por conta da exigência da legislação e apenas do ponto de vista contábil e financeiro, mas não conseguiram se valer da oportunidade de incrementar o relacionamento com clientes. Acredito que isso deveria ser a grande prioridade dos varejistas para os proximos anos.
Com o advento do SPED e Nota Fiscal Eletrônica, eles precisarão ter o total domínio e controle de sua engenharia financeira, contand ainda que esses elementos eliminarão a criatividade contábil, fiscal e tributária, fazendo com que o lucro do empresário caia e exigindo a busca por novas formas de vender com eficiência.
O ideal e que os pequenos varejistas deveriam já ter incorporado o uso de relatórios gerenciais, BI e sistemas de apoio e decisão, além de estarem começando a testar recursos de comunicação entre clientes e funcionários através de dispositivos móveis, redes sociais e mesmo a utilização de monitores de TVs para melhorar o desempenho de vendas. para sobreviver à concorrência, eles precisam ter um diferencial e aprender com o modelo das grandes, melhorando o atendimento e adotando a tecnologia para otimizar as vendas. Isso tudo será bem melhor com a mobilidade e uso da inteligência de varejo.
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- Rodolfo de Lucena
- São Paulo, SP/SP, Brazil
- 12 anos de experiência profissional na área comercial em vendas consultivas. Uso da metodologia de vendas – Solution Selling (Necessidade Latente, Necessidade Ativa e Visão da solução) Forte atuação na abertura de novos negócios, elaboração e defesa de propostas comerciais e técnicas (tanto serviços com software
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